sexta-feira, 18 de maio de 2007

Eu vim e vou com a Nação Zumbi

Não, essa foto não é um repentino saudosismo da moda-break da década de 80. Ou, pensando melhor, talvez seja. Já que o dono do pé abrigado por esse tênis saído do túnel do tempo (não sei se do passado ou do futuro, isso fica ao seu bel-prazer) fazia parte da legião hip-hop, grupo de street dance de Recife. É Jorge Du Peixe. E o pé foi fotografado durante a tão esperada entrevista, que aconteceu dia 24 de abril, em uma padaria no bairro de Perdizes, São Paulo.

_____________




Rio, de Janeiro,12 de maio, e o pé citado acima pisa o palco do Circo Voador pela n-ésima vez. Pelo Circo desfilam tênis Adidas, chinelos Havaianas, All Stars, algumas sandalinhas, e por aí vai...uma variedade imensa de sapatos que, na sua maioria, indicam o penteado de seu “dono”, ou vice-versa. Independente do que se tem no pé ou na cabeça, todos pularam ouvindo “meu maracatu pesa uma tonelada”. De onde eu estava, parecia uma grande massa de cabelos se movimentado para baixo e para cima, de um lado pro outro. Atrás de mim, uma menina sandália-cabelo-com-franja, disputava meus ouvidos com Jorge Du Peixe. Ela cantava, ou melhor, berrava todas as músicas. No ouvido direito só dava pra registrar a voz dela. O ouvido esquerdo se esforçava para ouvir a Nação. Tenho certeza que todos ali pensaram: Eu vim com a Nação Zumbi...e eu vou com a Nação Zumbi. Show da Nação não dá para explicar, tem que ir pra ver, dançar, berrar, pular, sentir.



Ah, sim, e o cheiro...não dá pra não citar o famoso odor do Circo. Quem já foi sabe qual é, quem não conhece, pode imaginar.




_______________





Antes da Nação, tive a alegria de assistir o show do China. Tirando o Caio Blat que passou o show inteiro no palco, tirando onda não sei de que, o show foi muito, muito bom. Cheguei em casa e entrei na comunidade “Quero dançar como o China”.




_______________




Sim, esse blog anda bem abandonado. Peço desculpas aos meus leitores anônimos (eu acredito que vocês existem, assim como acredito nos gnomos). O primeiro motivo se justifica pelo tênis acima, as últimas filmagens do filme me afastaram de todo o resto da vida. O segundo é que ando abrigando um ser estranho dentro de mim, que não me deixa ficar de pé por mais de 2 horas. Alguns dizem que isso se chama preguiça. Eu não sei, acho que estou possuída, e tenho a impressão de que é verde.

7 comentários:

Anônimo disse...

Mistérios!

Ninno Amorim disse...

Olá, Rejane, muito bomseu blog. Como anda a pesquisa? Relatos como esse q vc faz sobre uma apresentação do grupo Nação Zumbi me faz recordar muitos desejos q tínhamos nos idos dos anos 1990. Precisamos conhecer os grupos q não ficaram "famosos" e q foram importantíssimos na construção do movimento mangue.
Qdo puder dá uma olhadinha no meu blog ninnoamorim.blogspot.com, tem umas coisas lá da minha pesquisa sobre os cocos.
Abraço saudoso,

Ninno

Anônimo disse...

Tâmo aí mandando brasa! Caraca, ontem de noitinha tocou essa música naquele canal 37 da net que fica passando um chat e tocando música. Às vezes eu desligo a net mas tenho q levantar pra desligar a TV , então acaba que fica nesse canal direto enquanto eu não me levanto. Por preguiça.
Até hoje só assisti a um show do Nação Zumbi. E há séculos ...

bjoos

Mariana Leal disse...

Fala Rejanita!

Muito bom seu blog, adorei! Vou virar leitora, só assim a gente mata as saudades.
bjks, mari leal

Black Sonora disse...

Salve o Break 80's!

DU Peixe e cia é da velha escola, consegui uma gravina de 84, primeira banda deles com Mambuse, Chico, Dengue e Du Peixe... tem uma versão de A Cidade, que é roots demais.

No mais..

Yuga

Anônimo disse...

Então Du Peixe é emo? Porque com esse tênis, colega... Já entendi os óculos escuros. Tudo se encaaaixa! Não, tudo se encaixa é pato fu, não é nação zumbi. Ai, que confusão.

Clarisse Vianna disse...

mambuse?