segunda-feira, 21 de maio de 2007

Clarisce


Apontando para a foto aí ao lado, eu disse para a Mami: “Essa foto é de Clarice...”. Mas, antes que eu terminasse, Sílvia me interrompeu, exclamando: “Sim, Clarisse é amiga de Rejane, dirige o filme com ela!!”. Mami, assustada, franziu a testa e pensou que era uma dificuldade de compreensão do idioma, pois ela é espanhola, e nós estávamos falando em português. Mas ao ver meu rosto que oscilava da foto para Silvia e da Silvia para a foto, Mami percebeu que o erro de compreensão não era dela. Pois é, Clarisse, a Vianna, foi confundida com a estátua de Clarice, a Lispector.

A foto ao lado, não se iludam, não se confundam, não é da Clarisse, mas da Clarice, que mora na praça em frente a um hotelzinho fuleiro que fiquei hospedada, em Recife. A praça eu não lembro o nome, claro. O Hotel, nunca vou esquecer, se chama América. Como Clarisse, a Vianna, percebeu, essa Clarice, a Lispector, está em dimensão 1 e meio. Pois é, só vendo o tamanho da cabeça e dos pés da criatura. E, fosse dia ou fosse noite, ela estava lá, teclando, ou melhor, datilografando. Coitada, eternamente aprisionada à função...

3 comentários:

Anônimo disse...

Onbrigada a Silvia pelo meu involuntário upgrade estético. Eu sempre quis ser feita de pedra 8)

MAs, Rejane, lembre-se de que no recife não só estátuas existem em proporção 1,5. Eu te ensinei, não esquece, que tem gente aumentada naquele lugar.

Para mais detalhes sobre o hotel américa, decadente como aquela que lhe inspirou o nome, ver MORTO, Cachorro, LIVEJOURNAL: 2006.

beijo!

Anônimo disse...

ainda sobre o emo...

os seres verdes são de escorrer? saem do nariz?

Clarisse Vianna disse...

é praça maciel pinheiro, coisinha!